1 - AVALIAR COMPORTAMENTOS INDIVIDUAL,
GRUPAL E INSTITUCIONAL: Triar casos, entrevistar pessoas, levantar
dados pertinentes, observar pessoas e situações, escutar pessoas ativamente.
Investigar pessoas, situações e problemas, escolher o instrumento de
avaliação, aplicar instrumento de avaliação, sistematizar informações,
elaborar diagnósticos, elaborar pareceres, laudos e pericias, responder a
quesitos técnicos judiciais, devolver resultados (devolutiva).
2 - ANALISAR, TRATAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES:
Propiciar espaço para acolhimento de vivencias emocionais (setting),
oferecer suporte emocional, tornar consciente e inconsciente, propiciar a
criação de vínculos paciente-terapeuta, interpretar conflitos e questões,
elucidar conflitos e questões., promover a integração psíquica, promover o
desenvolvimento das relações interpessoais, promover desenvolvimento da
percepção interna, mediar grupos, familia e instituições para solução de
conflitos, dar aula.
3 - ORIENTAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES: Propor
alternativas para solução de problemas, informar sobre o desenvolvimento do
psiquismo humano, aconselhar pessoas, grupos e familias, orientar grupos
profissionais, orientar grupos específicos (pais, adolescentes, etc.,
assessorar instituições.
4 - ACOMPANHAR INDIVIDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES:
Acompanhar impactos em intervenções, acompanhar o desenvolvimento e a
evolução do caso, acompanhar o desenvolvimento de profissionais sem formação
e especialização, acompanhar resultados de projetos, participar de
audiências.
5 - EDUCAR INDIVÍDUOS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES: Estudar caso
em grupo, apresentarem estudos de caso, ministrar aulas, supmisionar
profissionais da área e de áreas afins, realizar trabalhar para
desenvolvimento de competência e habilidades profissionais, formar
psicanalistas, desenvolver cursos para grupos especificos, confeccionar
manual educativo, desenvolver curso para profissionais de outras áreas,
propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, acompanhar
resultados de curas, treinamento.
6 - DESENVOLVER PESQUISAS EXPERIMENTAIS, TEÓRICAS E CLÍNICAS:
Investigar o psiquismo humano, investigar o comportamento individual, grupal
e institucional, definir o problema e objetivos, pesquisar bibliografias,
definir metodologia de ação, estabelecer parâmetros de pesquisa, construir
instrumentos de pesquisa, coletar dados, organizar dados, compilar dados,
fazer leitura de dados, integrar produtos de estudos de caso.
7 - COORDENAR EQUIPES DE ATIVIDADES DE ÁREAS AFINS:
Planejar as atividades da equipe, programar atividades gerais, programar
atividades da equipe, distribuir tarefas a equipe, trabalhar a dinâmica da
equipe, monitorar atividades das equipes, preparar reuniões, coordenar
reuniões, coordenar grupos de estudos, organizar eventos, avaliar propostas
e projetos,avaliar e executar as ações.
8 - PARTICIPAR DE ATIVIDADES PARA CONSENSO E DIVULGAÇÃO PROFISSIONAL:
Participar de palestras, debates, entrevistas, seminários, simpósios,
participar de reuniões cientificas (Congressos, publicar artigos, ensaios de
livros científicos, participar de comissões técnicas, participar de
conselhos municipais, estaduais e federais, participar de entidades de
classe, participar de evento junto aos meios de comunicação, divulgar
práticas do psicanalista, fornecer subsídios às estratégias organizacionais,
fornecer subsídios à formação de políticas organizacionais, buscar
parcerias, ética e organizacional.
9 - REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS: Redigir pareceres,
redigir relatórios, agendar atendimentos, receber pessoas, organizar
prontuários, criar cadastros, redigir ofícios, memorandos e despachos,
compor reuniões administrativas técnicas, fazer levantamento estatístico,
comprar material técnico, prestar contas.
10 - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS:
Manter sigilo,
cultivar a ética, demonstrar ciência sobre o código de ética profissional,
demonstrar ciência sobre a legislação pertinente, demonstrar bom senso,
respeitar os limites de atuação, ser psico-analisado, ser
psicoterapeutizado, demonstrar continência (acolhedor), demonstrar interesse
pela pessoa, ser humano, ouvir ativamente (saber ouvir), manter-se
atualizado, contornar situações adversas, respeitar valores e crenças dos
clientes, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade
questionar, amar a verdade, manter o setting, demonstrar autonomia de
pensamento, demonstrar espírito crítico, respeitar os limites do cliente e
tomar decisões em situações de pressão.