A formação psicanalítica constitui um sistema educativo sui generis.
Preocupação dos analistas desde os tempos de Freud, focalizada e estudada
extensamente pelos psicanalistas da Associação Psicanalítica Internacional,
tem sido motivo de atenção e trabalhos em nossos congressos, jornadas e
discussões científicas.
Sociedades e institutos de psicanálise se completam em tarefas com objetivos
diversos, visando em última análise o desenvolvimento da psicanálise.
A Sociedade congrega seus membros e se aplica em finalidades científicas
visando o crescimento da psicanálise e também sua inserção social e
cultural.
A formação psicanalítica se exerce através de três linhas básicas: a análise
pessoal, os seminários clínicos e teóricos e as supervisões.
A análise pessoal constitui a base fundamental da formação. Não se ensina a
ser psicanalista, mas trata-se de experiência essencial para o vir-a-ser
psicanalista.
O que visamos é uma introjeção da função analítica.
A análise
didática não é diferente de uma análise comum na medida em que constitui uma
experiência emocional peculiar vivida pela dupla analista – analisando, por
um período longo de tempo, com alta freqüência de sessões, com um analista
preparado e qualificado pela instituição.
Nos seminários clínicos ocorre uma primeira discussão aberta sobre o
acontecer da clínica; trata-se de uma exposição pessoal, carregada de
emoções e de momentos preciosos no progressivo crescimento teórico-clínico
de nossos membros filiados.
Nossos seminários teóricos incluem todo o elenco de autores que constituem a
história psicanalítica da AMAP e do recorte que se sedimentou como nossa
marca; em primeiro lugar, privilegiamos uma leitura atenta da obra de Freud;
e temos em nosso passado, vivência de intercâmbios e experiências com
autores da escola inglesa; com Klein, neo-kleinianos e Bion.
Além disso,
nossa grade curricular inclui uma centena de seminários eletivos nos quais o
corpo discente e os membros filiados oferecem e escolhem temas e autores de
seu interesse.
As supervisões constituem experiência de relação bipessoal também
específica; o supervisor observa o material clínico em pauta, e também as
ansiedades, contra-transferências, e ainda a criatividade e as
singularidades do supervisionado.
Esta exposição sobre AMAP e a formação que almejamos visa apresentar um
esboço de nosso funcionamento e uma primeira ideia sobre a formação
psicanalítica que a AMAP oferece.
Aproveitem para atualizar:
Seu endereço cadastral, inclusive seu consultório, podemos incluir no
próximo informativo, mande sua foto.
Renove sua carteira mantendo-se regular sua condição de sócio, quitando sua
anuidade.
Encaminhe artigo que tenha escrito para publicação no informativo, contribua
e participe.
Para sua credencial definitiva, comprove a conclusão da sua análise didática
com a declaração do seu analista, toda a documentação solicitada, para obter
sua credencial como psicanalista clínico definitivo.
CONTATOS:
Dra. Gisele Parreira - Psicanalista e didata:
(31) 3226-7059 / 3424-2805 / 9206-3898
e-mails: giseleparreira@amapmg.com.br
parreiragisele@yahoo.com.br
Dra. Lucia Helena Albuquerque:
(31) 3681-5659 / 8883-1484 / 8819-0020
e-mails: luciahelena@amapmg.com.br
luciahelena_edu@hotmail.com