Presidente: Gisele Nogueira Parreira Carmo
	Vice-presidente: Lucia Helena Albuquerque Santos
	Secretária: Clarice Teixeira de Matos Ferreira
	Tesoureiro: Eser Rosa Paulino
	Diretora Acadêmica: Lucia Helena Albuquerque Santos
	Diretora Jurídica: Gisele Nogueira Parreira Carmo
	Diretor Depto. Ética: Ader Alves de Assis e Jeiel Eduardo dos Santos 
	
	Palavra da Presidência 
	
	 
	
	Estamos assumindo a Presidência da Associação Mineira de Psicanálise - AMAP 
	em um momento auspicioso.
	
	 
	
	A AMAP foi criada em 10 de Março do ano de 2004 e desde o início tivemos um 
	trabalho árduo de implantação da psicanálise e da formação psicanalítica 
	nascentes no Brasil; e nossas últimas diretorias se esmeraram na atenção ao 
	regulamento do Instituto, em fase de últimos ajustes e aperfeiçoamento na 
	informatização dos cursos.
	
	 
	
	A formação psicanalítica constitui um sistema educativo sui generis. 
	Preocupação dos analistas desde os tempos de Freud, focalizada e estudada 
	extensamente pelos psicanalistas da Associação Psicanalítica Internacional, 
	tem sido motivo de atenção e trabalhos em nossos congressos, jornadas e 
	discussões científicas.
	
	 
	
	Sociedades e institutos de psicanálise se completam em tarefas com objetivos 
	diversos, visando em última análise o desenvolvimento da psicanálise.
	
	 
	
	A Sociedade congrega seus membros e se aplica em finalidades científicas 
	visando o crescimento da psicanálise e também sua inserção social e 
	cultural.
	
	 
	
	A formação psicanalítica se exerce através de três linhas básicas: a análise 
	pessoal, os seminários clínicos e teóricos e as supervisões.
	
	 
	
	A análise pessoal constitui a base fundamental da formação.  Não se 
	ensina a ser psicanalista, mas trata-se de experiência essencial para o 
	vir-a-ser psicanalista.  O que visamos é uma introjeção da função 
	analítica. 
	
	 
	
	A análise didática não é diferente de uma análise comum na medida 
	em que constitui uma experiência emocional peculiar vivida pela dupla 
	analista – analisando, por um período longo de tempo, com alta freqüência de 
	sessões, com um analista preparado e qualificado pela instituição.
	
	 
	
	Nos seminários clínicos ocorre uma primeira discussão aberta sobre o 
	acontecer da clínica; trata-se de uma exposição pessoal, carregada de 
	emoções e de momentos preciosos no progressivo crescimento teórico-clínico 
	de nossos membros filiados.
	
	 
	
	Nossos seminários teóricos incluem todo o elenco de autores que constituem a  
	história psicanalítica  e do recorte que se sedimentou como nossa 
	marca; em primeiro lugar, privilegiamos uma leitura atenta da obra de Freud; 
	e temos uma longa vivência de intercâmbios e experiências com autores da 
	escola inglesa;  com Klein, neo-kleinianos e Bion.  
	
	 
	
	Além disso, 
	nossa grade curricular inclui uma centena de seminários eletivos nos quais o 
	corpo discente e os membros filiados oferecem e escolhem temas e autores de 
	seu interesse.
	
	 
	
	As supervisões constituem experiência de relação bipessoal também 
	específica; o supervisor observa o material clínico em pauta, e também as 
	ansiedades, contra-transferências, e ainda a criatividade  e as 
	singularidades do supervisionado.
	
	 
	
	Esta exposição sobre nosso instituto e a formação que almejamos visa 
	apresentar um esboço de nosso funcionamento e uma primeira ideia sobre a 
	formação psicanalítica que a AMAP oferece.
	
	
	  
	Gisele N. Parreira Carmo
	Presidente da Associação Mineira de Psicanálise - AMAP