Presidente: Gisele Nogueira Parreira Carmo
Vice-presidente: Lucia Helena Albuquerque Santos
Secretária: Clarice Teixeira de Matos Ferreira
Tesoureiro: Eser Rosa Paulino
Diretora Acadêmica: Lucia Helena Albuquerque Santos
Diretora Jurídica: Gisele Nogueira Parreira Carmo
Diretor Depto. Ética: Ader Alves de Assis e Jeiel Eduardo dos Santos
Palavra da Presidência
Estamos assumindo a Presidência da Associação Mineira de Psicanálise - AMAP
em um momento auspicioso.
A AMAP foi criada em 10 de Março do ano de 2004 e desde o início tivemos um
trabalho árduo de implantação da psicanálise e da formação psicanalítica
nascentes no Brasil; e nossas últimas diretorias se esmeraram na atenção ao
regulamento do Instituto, em fase de últimos ajustes e aperfeiçoamento na
informatização dos cursos.
A formação psicanalítica constitui um sistema educativo sui generis.
Preocupação dos analistas desde os tempos de Freud, focalizada e estudada
extensamente pelos psicanalistas da Associação Psicanalítica Internacional,
tem sido motivo de atenção e trabalhos em nossos congressos, jornadas e
discussões científicas.
Sociedades e institutos de psicanálise se completam em tarefas com objetivos
diversos, visando em última análise o desenvolvimento da psicanálise.
A Sociedade congrega seus membros e se aplica em finalidades científicas
visando o crescimento da psicanálise e também sua inserção social e
cultural.
A formação psicanalítica se exerce através de três linhas básicas: a análise
pessoal, os seminários clínicos e teóricos e as supervisões.
A análise pessoal constitui a base fundamental da formação. Não se
ensina a ser psicanalista, mas trata-se de experiência essencial para o
vir-a-ser psicanalista. O que visamos é uma introjeção da função
analítica.
A análise didática não é diferente de uma análise comum na medida
em que constitui uma experiência emocional peculiar vivida pela dupla
analista – analisando, por um período longo de tempo, com alta freqüência de
sessões, com um analista preparado e qualificado pela instituição.
Nos seminários clínicos ocorre uma primeira discussão aberta sobre o
acontecer da clínica; trata-se de uma exposição pessoal, carregada de
emoções e de momentos preciosos no progressivo crescimento teórico-clínico
de nossos membros filiados.
Nossos seminários teóricos incluem todo o elenco de autores que constituem a
história psicanalítica e do recorte que se sedimentou como nossa
marca; em primeiro lugar, privilegiamos uma leitura atenta da obra de Freud;
e temos uma longa vivência de intercâmbios e experiências com autores da
escola inglesa; com Klein, neo-kleinianos e Bion.
Além disso,
nossa grade curricular inclui uma centena de seminários eletivos nos quais o
corpo discente e os membros filiados oferecem e escolhem temas e autores de
seu interesse.
As supervisões constituem experiência de relação bipessoal também
específica; o supervisor observa o material clínico em pauta, e também as
ansiedades, contra-transferências, e ainda a criatividade e as
singularidades do supervisionado.
Esta exposição sobre nosso instituto e a formação que almejamos visa
apresentar um esboço de nosso funcionamento e uma primeira ideia sobre a
formação psicanalítica que a AMAP oferece.
Gisele N. Parreira Carmo
Presidente da Associação Mineira de Psicanálise - AMAP